-
Arquitetos: Batlleiroig
- Área: 35152 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Jordi Surroca + Stupendastic Films
Descrição enviada pela equipe de projeto. O coração do parque é formalizado como um grande passeio equipado convertido num mirante na cidade de Masnou. O parque conecta os dois lados da cidade e converte esse novo traçado em um grande caminho sensivelmente plano, formado por níveis que se adaptam a tipografia do terreno e geram dois terraços de medidas mutáveis.
O terraço inferior é concebido como uma grande praça de arenito onde estão situadas estruturas para realização de espetáculos, um quiosque, uma fonte com nascentes e floreiras com plantas aromáticas. Ao longo da praça são dispostos grandes grupos de árvores, com bancos e áreas de descanso com sombra. Em um segundo nível são realizados os caminhos que conectam o entorno urbano com o coração do parque.
Além disso, o parque Vallmora acolhe um Hotel de Insetos, também desenhado por Batlleiroig. O hotel consiste em um refúgio e lugar de hibernação artificial para insetos, criado com materiais naturais. Trata-se de uma estrutura dividida em camadas para diferentes tipologias de acasalamento e que está formada por materiais como pedra e madeira. Por exemplo, espécies particularmente vulneráveis como as abelhas solitárias podem ser instaladas a fim de reproduzir-se em um espaço tranquilo e protegido.
Isso é uma medida prática e econômica para ajudar na conservação dos insetos em perigo de extinção pela prática da agricultura e desmatamento. Entre outros, um dos objetivos principais do hotel é fomentar a biodiversidade do espaço convertendo-o em uma ferramenta pedagógica e de pesquisa. É, portanto, uma atração ideal para um parque urbano. Algumas das espécies que convivem nesse hotel de insetos são aranhas, besouros, grilhos e formigas.